DGM Brasil divulga resultado de mais uma proposta

Banner Notícia

Publicado em 7 de Novembro de 2016 às 15:08

A manifestação de interesse “I rom cati - Mata Grande”, proposta pela Associação do Povo Indígena Krahô-Canela do município de Lagoa da Confusão, estado do Tocantins,  teve sua visita de checagem concluída durante os dias 11 e 12 de outubro de 2016.

A reunião do Comitê Gestor Nacional DGM Brasil em setembro deste ano decidiu pela realização de nova visita à proposta que, pré-selecionada no primeiro edital DGM Brasil, aguardava pela conclusão do levantamento de dados qualiquantitativos importantes para a análise de seu processo seletivo. Com a reunião realizada Terra Indígena Mata Alagada dos Krahô-Kanela, Aldeia Lankraré, o processo seletivo da proposta foi finalizado, e a análise do Comitê Gestor do DGM Brasil decidiu pela aprovação da iniciativa.

A proposta, agora realocada na categoria de projetos de gestão de recursos naturais, irá desenvolver ações de vigilância, fiscalização e capacitação, enfrentando um problema recorrente entre os indígenas brasileiros: a invasão de seus territórios tradicionais. Sua atuação é considerada, portanto, de grande importância para salvaguardar o território e o ambiente da Terra Indígena Krahô-Kanela.

 

Primeiro edital DGM Brasil – resultado final

Desta forma, o primeiro edital DGM Brasil passa a apoiar não 40, mas 41 iniciativas de Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, além do Distrito Federal.

Clique aqui para ter acesso a todas as propostas selecionadas pelo primeiro edital do DGM Brasil.

As próximas ações do projeto DGM Brasil preveem o envolvimento dos proponentes selecionados na participarão de oficinas para a elaboração de seus projetos, cujas datas, ainda indefinidas, serão informadas oportunamente. Estas oficinas capacitarão os projetos a serem desenvolvidos a partir das iniciativas comunitárias de Povos do Cerrado empenhados na proteção do bioma.