Resultado do 1º edital do DGM Brasil

Banner Notícia

Publicado em 20 de Setembro de 2016 às 16:53

A iniciativa DGM | FIP | Brasil divulga o resultado de seu primeiro edital, que apoia iniciativas dos tipos de gestão de recursos naturais, respostas a ameaças imediatas e acesso a mercados propostas por indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais de todo o Cerrado brasileiro.

Agradecemos a todas as organizações proponentes, representantes dos Povos do Cerrado, pela participação e envio das 158 propostas ao primeiro edital do DGM Brasil. Esta participação e empenho demonstram a demanda colocada por estas iniciativas de conservação no âmbito do bioma Cerrado e provam a capacidade de seus Povos em formularem estratégias de uso e conservação dos recursos naturais.

Álvaro Carrara, coordenador do projeto DGM Brasil, ressalta o sucesso obtido com a quantidade e qualidade das propostas recebidas. "Superamos as expectativas deste primeiro edital, que inicialmente previa a seleção de 20 iniciativas. Em função da qualidade das propostas apresentadas, o Comitê Gestor Nacional decidiu pela ampliação do número de propostas aprovadas". Ao todo, são 40 propostas selecionadas no edital DGM Brasil, sendo que uma 41ª proposta, cujos dados levantados não foram suficientes para avaliação, aguarda a realização da visita de checagem.

O esforço agora é para não perder de vista aquelas iniciativas que, apesar de não entrarem na seleção final, receberam boa colocação e foram recomedadas segundo a avaliação do Comitê Gestor Nacional do DGM Brasil. "Estamos empreendendo esforços no sentido de oportunizar que as propostas recomendadas, mas não selecionadas, possam apresentar suas ideias em outros editais ou fundos de apoio, como exemplo o edital do CEPF que encontra-se aberto até 30 de setembro", explica Álvaro Carrara. "Esperamos que estas iniciativas sustentáveis, que em breve serão implementadas, possam contribuir para o fortalecimento da articulação das organizações dos povos e comunidades tradicionais em defesa do Cerrado brasileiro, e da melhoria da qualidade de vida destas comunidades".

As entidades contempladas pelo 1º edital DGM Brasil passarão por uma atividade de capacitação em novembro, quando participarão de uma oficina na qual as manifestação de interesse selecionadas serão transformadas em projetos. Tendo em vista que os orçamentos serão revistos durante esta atividade, o valor total do apoio deste primeiro edital poderá chegar até R$ 7 milhões.

Clique aqui para ter acesso a lista com propostas selecionadas no edital DGM Brasil. 

Leia também:

DGM Brasil divulga resultado de mais uma proposta