Unsplashed background img 1

Costurando o turismo de base comunitária - Mumbuca

Publicado em March 24, 2020, 5:37 p.m.

O Jalapão é um destino procurado por muitas pessoas que visitam o estado do Tocantins. Lugar de férias de muitos brasileiros e também de turistas internacionais, por sua beleza e exuberância da sua chapada e das suas serras, além da paisagem de cerrado, com nascentes, formações rochosas e rios acachoeirados que carregam tradições e saberes locais. No entanto, essas visitas são coordenadas por grandes empresas de turismo que não valorizam os saberes tradicionais da região, que é em sua maioria habitada por comunidades quilombolas.

Pensando na memória dos moradores locais quilombolas e em suas práticas tradicionais a Associação de Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca (AAEPM) propõe o projeto Costurando o turismo de base comunitária e a valorização da cultura tradicional em Mumbuca surge com o intuito de fortalecer o turismo de base na comunidade e entorno para potencialização da produção de artesanato local e a valorização do conhecimento local.

Resultados esperados: Criação de um plano de gestão para o turismo em Mumbuca; Construção e aquisição de bens e insumos para 25 famílias para fortalecer o turismo de base comunitário de Mumbuca; Gestão e administração do projeto.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem duração de 12 meses e recurso total destinado de R$ 120.000,00.