Unsplashed background img 1

Guardiões do Território Krikati

Publicado em March 24, 2020, 5:45 p.m.

O povo Krikati historicamente sofreu grandes impactos devido a ocupações irregulares na sua terra, e nos últimos cinco anos ainda vem sofrendo com a invasão de madeireiros ilegais, a frequência de queimadas florestais, além de atividades de agropecuária e agricultura de grandes propriedades no entorno da terra. A terra indígena Krikati fica localizada no estado do Maranhão e abrange seis aldeias nas proximidades do município de Montes Altos.

Baseado em todas as problemáticas apresentadas, a Associação de Pais e Mestres Indígenas Krikati propõe o projeto Guardiões do Território que irá atuar na Terra Indígena Krikati com o intuito de reduzir os impactos socioambientais que interferem diretamente na qualidade de vida do povo Krikati e em sua sociobiodiversidade. O projeto tem por objetivo dialogar entre as aldeias, fortalecer os agentes ambientais e contribuir para a proteção da Terra Indígena.

Resultados esperados: Articulação e fortalecimento dos agentes ambientais krikati; Apoio e fortalecimento da brigada voluntária e agentes ambientais para realizarem a proteção contra invasões, roubo de madeira e ocorrência de incêndios; Sensibilização da Comunidade Indígena para atualização da construção do plano de gestão territorial e ambiental Krikati; Realização da gestão do projeto.

Recurso e duração do projeto: O recurso total destinado ao projeto é de R$ 119.731,90 e a sua duração é de 12 meses.