Unsplashed background img 1

Enriquecimento de Quintais e Roça com Mudas

Publicado em 18 de Março de 2020 às 18:03

O povo Enawene Nawe (MT), de recente contato, tem hábitos alimentares focados na pesca e na agricultura. Com o advento de vários empreendimentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas houve uma diminuição no quantitativo de peixes disponíveis ao grupo, levando à compra do peixe diretamente em mercados da região e, consequentemente, à inserção de produtos industrializados à comunidade.

O consumo elevado desses alimentos industrializados vem trazer à comunidade a aparição de doenças que anteriormente não acometiam os Enawene. Também vem contribuir para uma alimentação deficitária de nutrientes essenciais ao desenvolvimento sadio da população, principalmente das crianças.

Portanto, o objetivo do projeto proposto pela Associação Etno-Cultural Indígena Enawene Nawe (AECIEN) é fortalecer a segurança alimentar do povo Enawene Nawe, por meio da criação de roças e quintais coletivos que vão aumentar a diversidade alimentar das espécies e potencializar uma alimentação mais saudável, barrando a entrada de produtos industrializados na vida do povo. Desde 2016 a comunidade Enawene passou a ter uma escola que também poderá ser beneficiada pela proposta, uma vez que os pomares inseridos no entorno da aldeia Halataikwa vai contribuir com a melhoria dos alimentos da merenda escolar.

Resultados esperados: Implantação de pomares de espécies diversificadas; Implantação de roça coletiva com espécies variadas; Execução de gestão e acompanhamento do projeto.

Recurso e duração do projeto: O recurso total destinado ao projeto é de R$ 118.660,00 e o projeto tem duração de 12 meses.