Unsplashed background img 1

Jovens indígenas protetores do Cerrado

Publicado em 24 de Março de 2020 às 17:35

A reserva indígena Nambikwara está localizada no município de Comodoro, na região sudoeste do Estado de Mato Grosso, considerada uma das maiores áreas de preservação do Cerrado brasileiro, bioma considerado o berço das águas da América Latina, abrigando no Brasil oito das doze regiões hidrográficas brasileiras. No entanto, essa região vem sofrendo fortemente com a expansão das áreas de monocultura, queimadas e desmatamento no entorno da terra indígena, fazendo com que os indígenas percam sua identidade e modo de vida.

Sendo assim, foi proposto o projeto Jovens indígenas agroextrativistas e protetores do cerrado mato-grossense pela Associação de Jovens Indígenas Nambiquaras (AJINA). O projeto tem como foco a recuperação da valorização e resgate cultural e preservação do meio ambiente nas aldeias indígenas localizadas na Reserva Indígena Nambikwara, através de ações que fomentem a produção agroecológica e agroflorestais da Terra Indígena. A realização dessas ações se dá por meio da implantação de sistemas de produção agroecológicos e agroflorestais, visando contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, geração de renda, preservação ambiental do Bioma Cerrado e fortalecimento cultural das Aldeias da Terra Indígena Nambikwara em Comodoro (MT).

Resultados esperados: Implantação de sistemas de produção agroflorestais junto a comunidades indígenas da Terra Indígena Nambikwara; Ampliação da diversidade e qualidade dos produtos artísticos de povos indígenas Nambikwara; Realização de festa cultura como pintura e rituais dos povos Indígenas Nambikwara; Melhora do processo de comercialização de produtos artesanais Indígenas Nambikwara; Gestão e acompanhamento do projeto técnico.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem duração de 12 meses e recurso total destinado de R$ 120.000,00.