Unsplashed background img 1

Quebradeiras de coco babaçu, cooperativismo

Publicado em 24 de Março de 2020 às 17:53

A Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) é uma cooperativa que age em quatro estados brasileiros e diversos municípios, surgindo como alternativa para organização de ajuda às mulheres, com o intuito de fortalecê-las social, política e economicamente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.

O Movimento Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) surge como uma luta que começou pelo direito à terra e ao babaçu, passando a ser uma luta pela qualidade de vida da mulher do campo. A partir disso surgem alguns desafios para a associação, como o acompanhamento do processo de produção do azeite e mesocarpo de babaçu.

Com o principal objetivo de potencializar a CIMQCB, a associação propôs o projeto Quebradeiras de Coco Babaçu, Cooperativismo como Alternativa para a Comercialização com o princípio de melhorar a organicidade institucional da cooperativa para a comercialização do azeite e mesocarpo de babaçu e manter os mesmos padrões de qualidade desses produtos.

Resultados esperados: Fortalecimento da CIMQCB política e institucionalmente para comercialização e acesso às políticas públicas; Estruturas equipadas para funcionamento das unidades produtivas, garantindo equipamentos adequados para produção; Fortalecimento do cooperativismo relacionando-a com a questão ambiental; Apoio operacional para o projeto.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso total destinado no valor de R$ 119.985,00 e duração de 12 meses.