Unsplashed background img 1

Turismo de Base Comunitária na Resex do Delta

Publicado em 13 de Março de 2020 às 14:47

O projeto Turismo de base comunitária na Resex do Delta se desenvolve na Resex do Delta do Parnaíba (PI), região que envolve cinco comunidades, sendo elas: Canárias, Passarinho, Caiçara, Torto e Morro do Meio. A atividade turística cresceu consideravelmente na região nos últimos anos, no entanto o envolvimento das comunidades nessa área ainda é baixo.

Pensando em como envolver as comunidades na atividade turística, a Associação dos Pescadores da Ilha das Canárias (APECIC) foi criada em 1998 para buscar a organização dos pescadores e comunitários, por meio de alternativas e melhorias de renda, com vistas à conservação dos recursos naturais e uso comum por todos que vivem na Ilha das Canárias, segunda maior ilha do Delta do rio Parnaíba.

Assim, a iniciativa Turismo de Base Comunitária na Resex do Delta visa ao envolvimento e conservação socioambiental das comunidades, gerando renda e fortalecimento social da população local, por meio da reforma de espaço para exposição de artesanato e instalação de agência de turismo na comunidade, realização de diagnóstico sobre a situação atual das cinco comunidades da Resex do Delta e o fortalecimento dos seus representantes por meio de melhorias em processos de gestão, bem como realização das sinalizações dos roteiros turísticos criados pelas comunidades.

Resultados esperados: Capacitação de comunitários para fazer a gestão do turismo de base comunitária na Resex do Delta do Parnaíba; Reforma do espaço de informações turísticas e de exposição e venda do artesanato local; Criação de roteiros turísticos integrados com as cinco comunidades da Resex do Delta do Parnaíba; Realização de diagnóstico para fortalecimento das associações representativas das cinco comunidades; Realização da gestão do projeto; Implementação do plano de comunicação do turismo de base comunitária.

Recurso e duração do projeto: O recurso total destinado ao projeto é de R$ 114.997,00 e a duração do projeto é de 12 meses.